ANUNCIE AQUÍ

ANUNCIE AQUÍ

Internet da Bahia

Internet da Bahia

18 março 2015

Fim da reeleição deixa os prefeitos inquietos

Exatos 299 dos 417 prefeitos baianos se elegeram em 2012. Do conjunto, apenas 118 são reeleitos e não mais serão, nem que queiram, candidatos no próximo ano.
A grande maioria dos 299 (ACM Neto incluso) trabalhou na expectativa de tentar novo mandato em 2016. A reforma política em gestação na Câmara dos Deputados deixou os gestores em alerta. Ainda não há propostas prontas e acabadas. Ontem, na audiência que a Comissão da Reforma realizou na Assembleia, Maria Quitéria (PSB), prefeita de Cardeal da Silva e presidente da UPB, defendeu a prorrogação dos atuais mandatos. A ideia já foi cogitada e sepultada com o pronunciamento do ministro Dias Toffoli, do STF e presidente do TSE. Ele acha a prorrogação inconstitucional. O que se fala hoje é que em 2016 os eleitos tenham um mandato de dois anos com direito à reeleição, ou um mandato de seis anos, para igualar o pleito estadual com municipal em 2022, tese que acabaria a reeleição já no próximo ano.
Os prefeitos querem ser ouvidos. A deputada Moema Gramacho (PT) se comprometeu a fazer um debate baiano. A pretensão do Congresso Nacional é a de que a reforma política em discussão vigore já a partir de 2016. Para isso acontecer, a Comissão da Reforma tem que votar o relatório com as propostas até maio. Daí o projeto segue para a votação na Câmara, depois no Senado. Para valer em 2016, deve estar aprovado até setembro, um ano antes das eleições. Se não, não valerá.  Bem avaliado e disposto a enfrentar novo mandato, o prefeito de Palmeiras, Adriano Alves, o Didico (PPS), já avisou: se em 2016 o mandato for tampão (dois anos), ele está fora. (Coluna Tempo Presente)

Vereador Zé da Boate é empossado prefeito de Ponto Novo

Na manhã de sexta-feira, dia 5 de abril de 2024, a Câmara de Vereadores de Ponto Novo realizou sua primeira sessão extraordinária do ano, ma...