ANUNCIE AQUÍ

ANUNCIE AQUÍ

Internet da Bahia

Internet da Bahia

12 março 2015

Ponto Novo: Aumentar vasão da Barragem pode garantir manutenção da fruticultura irrigada no município

Ponto Novo tem 1.200 hectares de fruticultura instalados e a mesma quantidade de área ainda ociosa para receber novas plantações. Para manter as culturas no município, é fundamental a irrigação ter condições de atender aos agricultores.
Para ter água disponível à agricultura, a Barragem de Ponto Novo, produzida para abastecer exclusivamente as residências e à irrigação do município, não pode ter seus recursos desviados para outros municípios.
“A barragem foi construída para atrair investimento da agricultura irrigada. Cada hectare de fruticultura consegue gerar três empregos: são 1.200 instalados atualmente, ou 3.600 postos de trabalho. Não termos água para essa demanda significa problemas para manter essas pessoas com carteira assinada”, alertou o deputado estadual Eduardo Salles ao secretário estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto.
O parlamentar estava acompanhado do prefeito de Ponto Novo, Adelson Maia, do vice-prefeito, Artur Paiva Filho, vereadores e secretários municipais na sede da SIHS (Secretaria Estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento).
O grupo pediu a Cássio Peixoto um fusegate (elevação da cota de sangramento da barragem) para disponibilizar mais água à população e aos agricultores irrigantes.
O fusegate é a construção de um paredão, com peças montadas, sobre o vertedor para elevar a vasão da barragem de 39 milhões de metros cúbicos para 52 milhões de metros cúbicos.
Cássio Peixoto informou que a obra é uma das “prioridades” do governo estadual e prometeu elaborar o projeto para permitir a manutenção da fruticultura irrigada de Ponto Novo.

ASCOM Deputado Estadual Eduardo Salles

Incêndio misterioso destrói casa na zona rural de Filadélfia enquanto dono está em Petrolina cuidando da filha com leucemia

Na madrugada desta terça-feira (1º), um incêndio destruiu parte de uma residência na localidade de Riacho do Mulungú, zona rural de  Filadél...